segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Café feito na hora

O artigo a seguir foi extraido de um texto elaborado pelo Prof.Darcy Roberto Lima, PhD (Londres), Professor da UFRJ, um dos maiores pesquisadores sobre café no mundo.


A pesquisa científica moderna já provou que os óleos essenciais são potentes, com propriedades medicinais notáveis. Mas descobriu mais ainda. O olfato é o mais importante dos nossos sentidos, mais que a visão, audição, gustação ou tato. Na vida adulta o olfato também é importante na vida humana. A escolha de um bom vinho, de um queijo francês ou o perfume de uma mulher é feito através do olfato.


Mas qual a planta mais rica em aromas do universo? Enquanto a rosa tem menos de 50 compostos voláteis, todas as espécies uvas usadas para o vinho possuem menos de 500, o café tem mais de mil compostos voláteis. Com o tempo eles se dissipam pelo ar. Para cheirarmos uma rosa ou um vinho, os colocamos junto ao nariz. Já o aroma do café feito na hora invade e domina qualquer ambiente.

A ciência moderna está descobrindo que através da dieta é possível prevenir uma série de doenças e prolongar a nossa vida. E nenhuma outra planta esta recebendo tanta atenção para isto como o café.

De vilão no passado o café esta sendo demonstrado como o hábito mais saudável e recomendado para todo ser humano, desde a infância até a velhice. Apenas no ano de 2007 o café foi a planta com maior número de publicações positivas na área médica em todo o mundo, o que contrasta com 20 ou 30 anos atrás, quando liderava as críticas negativas. Mas mesmo assim a humanidade escolheu esta bebida como sua preferida, depois da água. O café já foi considerado injustamente como um vilão e como contendo apenas cafeína. Grande engano. É importante saber que o café não é só cafeína. Apenas a cafeína é termo-estável, isto é, não é destruída com a torrefação excessiva. As demais substâncias, como proteínas, aminoácidos, açúcares, lipídeos, trigonelina / niacina e os antioxidantes ácidos clorogênicos / lactonas, são preservadas, formadas ou mesmo destruídas durante o processo de torra.


O café com a torra ideal é aquele que possui a cor marrom claro ou escuro, pois esta preserva as substâncias benéficas para a saúde, o que contraria a frase de que o café bom é aquele preto como o carvão. E para trazer o máximo de prazer com seu aroma e sabor e o melhor para a saúde, deve ser feito e consumido na hora.
A escolha de alimentos ocorre devido a ativação do sistema límbico que leva a uma gratificação e condicionamento, fortalecendo mecanismos de memória e aprendizado. Quando algo estimula este sistema, imediatamente é reconhecido e lembrado vividamente. Por isto café feito na hora é o mais prazeroso e saudável dos alimentos.

Embora o café seja um produto natural e não cause doenças em pessoas saudáveis quando consumido de forma diária e moderada (até 4 xícaras grandes para adultos e a metade da dose para crianças, preferencialmente com leite), o café pode causar efeitos indesejáveis em algumas pessoas. Existem pessoas que são mais sensíveis aos efeitos de um dos compostos do café, a cafeína, as quais podem apresentar ansiedade, tremores, insônia e mesmo pânico. O café quando tomado a noite pode prejudicar o sono da maioria das pessoas, sendo por isto uma bebida diurna. O café consumido moderadamente (4 xícaras diárias) não causa doenças em pessoas normais e saudáveis, da infância a velhice.

O café é a planta que possui mais aromas para o prazer e compostos solúveis na bebida para a saúde humana em toda a natureza.